UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS

Criar um Site Grátis Fantástico

CONHEÇA O MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO

CONHEÇA O MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO

COM QUASE 17 ANOS DE EMANCIPAÇÃO, VALPARAÍSO DESMISTIFICA O ESTEREÓTIPO DE "CIDADE DORMITÓRIO

 

         A história de Valparaíso de Goiás começou em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso I, que surgiu em função da construção de Brasília. O mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional. Nesta época, Valparaíso já contava com um posto telefônico, uma agência de correios e telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais. Na área educacional, a cidade contava com uma escola estadual que atendia aos alunos do primeiro grau e duas escolas particulares, que já se encontravam extintas.

         Outra história é que o município recebeu este nome em virtude de uma homenagem que quiseram prestar a um engenheiro desconhecido, natural de Valparaíso, Chile. Contudo, pesquisas recentes dão conta de que Cesar Barney, arquiteto colombiano, natural de Cali, foi o responsável pelo projeto urbanístico.

         Valparaíso conseguiu sua emancipação político-administrativa no dia 15 de junho de 1995, por meio da Lei Estadual Número 12.667, publicada em 18-07-1995. De lá para cá, Valparaíso vem crescendo em ritmo acelerado, tanto economicamente como em sua população. A economia de Valparaíso é baseada no setor de serviços e grandes empresas estão se instalando no município, atraídas pelo potencial econômico e principalmente pela posição estratégica da cidade.

         Sua população já é superior a 180.000 mil habitantes e Valparaíso é uma ótima opção de investimento. Possui o maior e mais importante shopping do Entorno de Brasília. Grandes redes de hipermercados e grandes concessionárias de veículos estão instaladas no município gerando emprego e renda.

         Com quase 17 anos de emancipação, Valparaíso vem desmistificando o estereótipo de "cidade dormitório" de Brasília e mostra que o município tem vida própria, prova disso, é que as pessoas estão fazendo o sentido inverso, vindo de Brasília para trabalhar e morar em Valparaíso de Goiás